quinta-feira, 21 de abril de 2011

Criado nos EUA, Billiken faz sucesso no Japão

Personagem é considerado símbolo de boa sorte

Segundo a lenda, quem esfregar as mãos nos pés do Billiken terá um desejo atendido
 
Origem: Site Made in Japan


Billiken é um personagem semelhante a um elfo, geralmente retratado sentado com os braços juntos do tronco. Os pés são grandes, com os dedos voltados para cima. Embora sua origem seja objeto de discussão, a versão mais aceita é que ele foi criado pela americana Florence Pretz em 1908. Pretz, uma professora de arte e ilustradora, teria visto a imagem em um sonho.

Em seguida, Billiken ganhou muita fama nos Estados Unidos, inspirando a confecção de amuletos de boa sorte. Ela era chamado de “o deus das coisas como elas devem ser”, mas sempre em tom de brincadeira. Nos anos seguintes, tornou-se mascote de muitas universidades do país e apareceu como amuleto no filme “Ponte de Waterloo”, de 1940.

Billiken ficou conhecido no Japão também. Retratado de forma semelhante às estátuas budistas, há uma grande imagem em uma esquina próxima da Tsutenkaku Tower, uma conhecida atração turística de Osaka. A lenda diz que Billiken realiza o desejo de quem esfrega as mãos em seus pés.

No Japão, além de amuletos e doces, Billiken já foi tema de um filme, a comédia “Biriken”, de 1996, dirigida por Junji Sakamoto. Além disso, também apareceu no game Ryu ga Gotoku 2 (para PlayStation 2), que se passa em Osaka.



Um comentário: