sábado, 23 de abril de 2011

Mídias sociais contribuem e incentivam doações ao Japão

O site de compras coletivas LivingSocial doou mais de US$ 2 milhões
por Amarílis Ventura
Made In Japan


Apesar de a televisão ainda liderar a preferência dos japoneses, os sites de notícias e as mídias sociais cresceram em importância desde o dia 11 de março, informa uma pesquisa do instituto Nielsen NetRatings Japan. O ganho é positivo para quem está interessado em acompanhar os recentes acontecimentos quase que em tempo real. Mas as vítimas dos desastres naturais também estão se beneficiando das redes virtuais de solidariedade.

Sentindo-se impotente diante da crise, um japonês envia uma mensagem pelo Twitter a todos os seus seguidores: “As pessoas no Norte não têm água, comida, cobertor e eu estou disposto a fazer algo para mudar isso”. O resultado de milhares de tweets e retweets foi o lançamento relâmpago de “2:46: Aftershocks: Stories from the Japan Earthquake” (conhecido no Twitter como #quakebook), um livro com histórias reais sobre o terremoto, o maior desastre natural desde o Grande Terremoto de Kanto em 1923.

Em apenas três semanas, mais de 100 pessoas em 13 países se uniram para coletar depoimentos e ilustrações, e, então, traduzir. O dinheiro das vendas da edição digital pelo Amazon e pelo Kindle será doado para a Cruz Vermelha Japonesa.

Já uma parceria entre a organização não-governamental Save the Children e o Zynga, principal desenvolvedor de jogos para mídias sociais, tornou possível que usuários de qualquer país contribuíssem a partir da compra de produtos virtuais nos jogos. O Zynga tem presença no Facebook e no Mixi, reunindo pelo menos 23 milhões de japoneses nas mídias sociais.

Sites de compras coletivas também têm incentivado seus usuários a ajudar o Japão. O americano LivingSocial ofereceu 50% de desconto a quem doasse dez dólares para apoiar as vítimas, com o compromisso de dobrar a quantia arrecadada. No total mais de 2 milhões de dólares foram destinados a Cruz Vermelha Americana.

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