sexta-feira, 20 de maio de 2011

Japão aumenta o número de kanji



Após 29 anos o Governo Japonês acrescentou mais ideogramas à lista de kanji de uso comum

    A lista oficial de kanji mantida pelo Ministério da Educação Japonês aumentou para 2136 ideogramas. Esta lista, chamada de Joyo Kanji, que contêm todos os ideogramas que os estudantes japoneses devem conhecer teve acréscimo da ordem de 10%, com adição de 196 novos e a supressão de outros 5 kanjis.


   Há milênios o Japão utiliza o kanji (ideogramas chineses) como parte base da sua linguagem escrita, originada de desenhos simplificados que ajudam na descrição de palavras e situações. Milhares de caracteres foram criados e combinados ao longo do tempo (veja o quadro abaixo com a evolução da quantidade de kanji), porém, a lista oficial designa aqueles que devem ser do conhecimento geral para uso das instituições, das publicações e de cada estudante japonês que completa o estudo até o ensino médio.


    A nova revisão da lista de kanji, oficializada em 30/11/2010, considerou as facilidade oferecidas pela era digital. As novas adições incluem caracteres para nomes regionais, partes do corpo, comida, entre outros, já largamente usados, principalmente, através do meio eletrônico (computadores e celulares), mas, cuja escrita é complicada. Um ponto a favor da importância da correta leitura dos caracteres em detrimento à escrita manual.

   Efetivamente, a atualização da lista não significa que aprender japonês ficou mais difícil (pelo menos para quem vive no Japão) visto que os kanji incluídos já fazem parte do cotidiano, o governo apenas tornou-os parte da lista oficial.

Origem: Made In Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário