domingo, 22 de maio de 2011

ONU lança estudo sobre desastre nuclear do Japão

AFP

Sede da ONU
A ONU lançou um amplo estudo das consequências dos danos causados pelo acidente na usina nuclear de Fukushima no Japão após o terremoto e tsunami de março, anunciou o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon. "A ONU tem um claro papel a desempenhar para facilitar a discussão", disse Ban aos chefes das agências da ONU durante uma vídeoconferência na sexta-feira.

"Para avançar neste assunto, vou convocar uma reunião de alto nível no dia 22 de setembro sobre a segurança nuclear". O chefe das Nações Unidas disse que nesta reunião apresentará um estudo amplo da ONU sobre as consequências do acidente nuclear de Fukushima.

"O informe vai se referir a uma variedade de áreas, incluindo o meio-ambiente, a saúde, a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e a ligação entre as medidas de precaução nuclear e a segurança nuclear", explicou.

O estudo "também apresentará as opiniões de todas as partes sobre como melhorar a preparação diante do risco de desastres", disse. A usina nuclear de Fukushima Daiichi vazou radiação no ar, no mar e no solo após o terremoto de magnitute 9,0 e o posterior tsunami, que provocaram o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário