sexta-feira, 6 de maio de 2011

Novo dispositivo permite "beijar" por meio da internet

Cientistas japoneses criaram aparelho que permite simular beijo. É possível gravar "movimento" para reproduzir sem conexão com a internet

Claudia Tozetto, iG São Paulo


Cientistas do Laboratório Kajimoto da Universidade de Comunicações Eletrônicas em Tóquio (Japão) criaram um dispositivo que permite simular um beijo por meio da internet. "Nosso objetivo é obter o sentimento de beijar", diz Nobuhiro Takahashi, um dos pesquisadores que desenvolveram o projeto.


Japoneses criam dispositivo para beijar à distância
      O dispositivo é eletromecânico e para usá-lo é preciso "rodar" a extremidade do aparelho com a língua. Para ser "beijada", a outra pessoa precisa ter o mesmo aparelho, além de um sistema instalado no computador. Este sistema gira a extremidade do dispositivo no mesmo sentido que a outra pessoa gira o dispositivo com a língua e, com isso, a outra pessoa pode "sentir" o beijo. Veja uma demonstração do uso do aparelho no vídeo abaixo (com legendas em inglês):
 
 
 
      De acordo com os pesquisadores, o sistema permite que o usuário "grave" um beijo para que seu parceiro reproduza depois, mas o processo pode ser feito em tempo real. "Um artista famoso poderia gravar um beijo e oferecer o arquivo para todas as suas fãs", diz Takahashi.

      O novo dispositivo ainda é um protótipo e os pesquisadores ainda não sabem se ele chegará ao mercado. Segundo Takahashi, ainda é preciso desenvolver outros recursos para tornar o beijo eletrônico mais próximo ao real. "Os elementos do beijo incluem o senso de sabor, a maneira de respirar e a umidade da língua. Se conseguirmos recriar todos esses fatores, teremos um aparelho poderoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário