terça-feira, 31 de maio de 2011

Dados industriais do Japão impulsionam bolsas da Ásia

O forte na indústria japonesa é o setor automobilístico
Com Informações do jornal O Globo

As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte alta nesta terça-feira, com o mercado do Japão subindo por dados que sugeriram uma recuperação da atividade industrial do país após o terremoto de março.

O índice do setor manufatureiro da China para maio será divulgado na quarta-feira, com previsões de um leve enfraquecimento em relação a abril. Uma queda de dimensões inesperadas pode fazer investidores venderem ativos de maior risco.

No Japão, o índice Nikkei subiu 1,99 por cento, impulsionado por dados sobre a produção industrial do país. Embora a expansão de 1 por cento na produção em abril tenha ficado abaixo das expectativas, as manufatureiras elevaram as previsões para maio, prevendo um avanço de 8 por cento. A estimativa anterior era de 2,7 por cento. As companhias também esperam que a recuperação continue em junho, sinal de que estão progredindo na recuperação após o terremoto.

Entre as ações em alta de Tóquio estavam as empresas de energia solar, que devem ganhar espaço como resultado da decisão da Alemanha de fechar todos os reatores nucleares até 2022, uma mudança de política desencadeada pela crise nuclear de Fukushima, no Japão.

A fabricante de painéis solares Sharp ganhou 2,5 por cento, para 759 ienes, e a fabricante de equipamentos de painéis Ulvac se apreciou em 2,5 por cento, para 2.065 ienes.  O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,46 por cento às 8h15 (horário de Brasília).

O índice de Seul subiu 2,32 por cento. Em Hong Kong, o mercado ganhou 2,16 por cento e a bolsa de Taiwan avançou 1,87 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai teve alta de 1,37 por cento. Cingapura encerrou com valorização de 0,62 por cento e Sydney avançou 0,87 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário