terça-feira, 3 de maio de 2011

História do Japão: Guerra Sino-Japonesa no Período Meiji



     O Japão estava sofrendo as conseqüências da pressão econômica dos países ocidentais. O único caminho possível para consolidar-se financeira e militarmente era a expansão do continente mais próximo. Em 1873, cogitou-se em subjugar a Coréia, mas tal idéia foi abandonada. Entretanto, três anos depois, o Japão conseguiu um tratado comercial com esse país. Todavia, a China considerava a Coréia um país tributário. Por isso, não viu com bons olhos que os produtos japoneses invadissem o mercado coreano e isso veio a ser motivo de sabotagem e atritos que levaram os dois impérios à beira da guerra.

       O que precipitou os acontecimentos foram às intrigas do Embaixador chinês Yuan Shih-kai, que estava na Coréia desde 1890 e adquirira influência na corte peninsular; conseguindo expulsar os russos deste país, logo procurou impedir a exportação do arroz coreano ao Japão. Por outro lado, mandou assassinar Kim Gyoku Kim, um líder coreano amigo dos japoneses. Esses dois incidentes criaram um clima de tensão no Japão, sendo que, ao mesmo tempo, uma onda antinipônica varreu a Coréia sob a liderança da fanática seita Tung Hsueh. Para agravar a situação, o governo coreano pediu à China o envio de tropas e asse fato levou o Japão também a desembarcar uma força expedicionária, para enfrentar os chineses em solo coreano.

     A guerra nipo-chinesa iniciou-se em julho de 1894, com a batalha naval de Hôtô. O povo nipônico uniu-se para enfrentá-la; o governo procurou, diplomaticamente, esclarecer a situação perante a intervenção das grandes potências internacionais e, sem que os grandes países o esperassem, levou vantagens em combate. No ano seguinte, isto é, em 1895, a guerra já estava determinada; no mês de abril, assinou-se o tratado de paz entre o Japão e a China. Com o pacto, a China reconheceu a independência da Coréia; algumas ilhas chinesas, inclusive a de Formosa, passaram a pertencer aos japoneses; estes receberam também uma vultosa indenização, além de quatro portos do continente, que ficaram a sua disposição, a titulo de mercado.

Texto: História do Japão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário