Mais de 4.000 pessoas morreram vítimas de tremor e ondas em Iwate. Visita havia sido adiada por conta do mau tempo na região.
A imperatriz Michiko fala com sobreviventes do tsunami, com o imperador Akihito atrás, à direita na foto, em escola em Kamaishi, na prefeitura de Iwate (Foto: Reuters) |
Da EFE
Os imperadores do Japão, Akihito e Michiko, visitaram nesta sexta-feira (6) a prefeitura de Iwate, uma das mais devastadas pelo tsunami de 11 de março, informou a agência local "Kyodo".
Os dois voaram em um avião das Forças de Autodefesa (Exército) desde Tóquio e aterrissaram no aeroporto de Hanamaki, onde entregaram uma doação econômica a título privado ao governador da província, Takuya Tasso.
A visita dos imperadores a Iwate, onde o último boletim fala em 4.351 mortos e 3.305 desaparecidos, foi adiada de segunda-feira para agora devido ao mau tempo no início da semana. Akihito, de 77 anos, e Michiko, de 76, sobrevoaram de helicóptero as cidades de Kamaishi e Miyako, para visitar abrigos e demonstrar seu apoio a cidadãos afetados pela catástrofe.
Trata-se da quarta visita dos imperadores a uma região devastada pelo desastre, depois de passarem em abril pelas províncias de Chiba, Ibaraki e Miyagi, esta última a mais afetada, com 8.885 mortos e 6.073 desaparecidos.
Na próxima quarta-feira, exatamente dois meses depois do terremoto de magnitude 9 e do posterior tsunami que deixou quase 25 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, os imperadores visitarão Fukushima, onde dezenas de milhares de pessoas permanecem fora de suas casas devido à crise nuclear ainda vigente.
Já os príncipes herdeiros, Naruhito e Masako, devem visitar neste sábado um abrigo em Misato, na província de Saitama, segundo informou a Agência da Casa Imperial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário