terça-feira, 10 de maio de 2011

Conheça o Período Nara: Uma Era da História Japonesa



Período de Nara (710 a 784)
Foi introduzido o budismo,
Estátua de Dai-Butsu
       Era costume, desde a formação do Império Yamato, cada soberano, ao tomar posse do trono, mudar de residência e, com ele, também a sede governamental. Todavia, com o decorrer do tempo, o sistema político e as relações diplomáticas iam se tornando cada vez mais complexos, exigindo assim uma capital permanente. Por essa razão, em 710 foi construída a capital em Nara, a qual se tornou o centro político e cultural do Japão daquela época. Ali foram compiladas as obras fundamentais da história e da literatura japonesa, graças também à fixação da cultura na mesma cidade.

       O Budismo também teve o seu desenvolvimento, pois era considerada a religião protetora da nação, o que lhe valeu o prestigio do governo. O soberano Shomu mandou construir em cada província um templo, que se tornou o centro da vida espiritual e cultural. Ergueu também a sede do Budismo na capital, o Todaiji, onde foi colocada uma gigantesca estátua de Buda, o famoso Dai-Butsu de Nara. Fundou a ordem de monges que, mais tarde, vieram exercer grande influência na política, na sociedade e na cultura do povo.

      Nas relações com o exterior, o Japão procurou estreitar os laços de amizade com a China para adquirir os elementos culturais mais desenvolvidos. Diplomatas e estudiosos foram enviado ao país vizinho. Foram eles que trouxeram a sabedoria do continente, a qual veio enriquecer o movimento de Nara.

     Este período também se destacou pela invenção dos silábicos japoneses Katakana e Hiragana, em meados de 750a.C. .

Principais Características:
  • Criação de uma capital
  • Introdução do Budismo no Japão
  • Forte relação cultural com a China
  • Avanço no idioma Japonês
Fonte: Históriajapão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário