terça-feira, 17 de maio de 2011

Kimono – Roupa tradicional japonesa (1)

O Kimono japonês é uma das vestes
tradicionais mais conhecidas do mundo.

A palavra Kimono significa “coisa de vestir” (kiru=vestir, mono=coisa), em outras palavras, “roupas”, e até meados do século 19 foi a roupa usada por todos no Japão. Isso começou a mudar lentamente com a importação de ternos, vestidos e outras modas ocidentais durante a Era Meiji .

Existem diferentes tipos de kimono para diferentes ocasiões e estações, incluindo aquelas usadas pelos homens. Ultimamente é usado por algumas pessoas mais velhas ou artistas tradicionais. O Kimono não faz mais parte da roupa cotidiana dos japoneses, mas ainda são amplamente usados ​​em ocasiões especiais como casamentos e cerimônias de graduação.

Graças à popularidade das xilogravuras de Ukiyo no Ocidente no início do século passado, a donzela vestida de quimono, se tornou uma das imagens mais simbólicas do Japão. Vestir-se de quimono e outros acessórios das gueixas ou maiko ainda é uma das atividades mais populares para os turistas que visitam a terra do sol nascente.


Xilogravuras de Ukiyo
 Uma das razões é o custo, pois existem kimonos de seda que podem custar mais de um milhão de ienes. Há também a questão de como colocar o kimono e amarrar o obi (faixa decorativa), um processo complicado que está além da capacidade de muitas mulheres jovens. Elas geralmente têm de pedir às suas mães para ajudá-las ou fazer curso em uma escola de kimono. Outra razão é a influência da moda ocidental, que fazem com que cada dia menos japoneses queiram usar as vestimentas tradicionais.

Origem: Japão em Foco
Essa postagem não termina aqui, ainda essa semana você confere a continuação. A nossa orientadora Schneyder conseguiu alguns Kimonos Tradicionais para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário