quinta-feira, 12 de maio de 2011

Conheça o Período Azuchi-momoyama : Época de Conflitos na Religião



Os castelos se tornaram comum
nesta época
     Este período teve inicio quando Oda Nobunaga, depois de ter conquistado a capital, construiu um grande castelo em Azuchi. Nobunaga continuou com sua obra de reorganização do governo. Ele deu apoio aos Jesuítas para que construíssem igrejas. E divulgassem o Cristianismo. Embora seu interesse fosse ditado somente pela conveniência política, a fim de contrapor os europeus ao poderoso clero budista, os padres portugueses tiveram grande êxito em sua missão.

     De outro lado, Nobunaga atacou Hiei-zan e Ishiyama Hongwanji, dois grandes centros do Budismo, para subjugar os adeptos dessa crença, cujas manobras vinham dificultando a realização de sua obra de centralização. Entretanto, este Conquistador, antes de concluir seu plano, foi morto pela conspiração de um de seus comandantes. Quem levou â frente à obra inacabada foi Toyotomi Hideyoshi, seu vassalo fiel.

    Hideyoshi terminou a conquista de todo o território nipônico, tornando-se Primeiro Ministro. Procurou ele desarmar os camponeses que durante anos vinham se rebelando e causando instabilidade nas zonas rurais. Mandou fazer o levantamento dás áreas de terras cultivadas e de suas produções. Restaurou a moeda circular em substituição à moeda de caráter regional. Proibiu também a pregação do Cristianismo, visto que esta doutrina e sua organização trazia ameaça aos princípios do Feudalismo, como na pregação de igualdade entre os homens.

    Hideyoshi, além de bom estadista e bom militar, foi também apreciador das artes e do luxo. Mandou construir um grande castelo em Osaka e outro em Fushimi. Este último, uma residência luxuosa chamada Momoyama, deu origem ao nome deste período. Procurou ele incentivar o intercambio com os paises vizinhos, porem o fracasso de sua diplomacia acabou causando uma guerra contra a Coréia. Duas invasões foram tentadas, mas ambas falharam.

    Com a morte de Hideyoshi, Tokugawa Ieyassu, que então ocupava um posto elevado no Ministério, passou a dirigir a política. Houve, porem, muita oposição, que mais tarde veio motivar a batalha de Sekiga-Hara. Derrotando os seus adversários políticos, Ieyassu acabou tomando o poder e consolidou sua base ministerial.

    No período Azuchi-Momoyama são feitos os primeiros registros sobre a bandeira do Japão, no final do século XVI. As bandeiras pertenciam a cada Daimyo e eram usadas primariamente em batalhas. A maioria das bandeiras eram estandartes longos geralmente acompanhados do mon (símbolo da família) do Daimyo. Membros da mesma família, como um filho, pai ou irmão, tinham diferentes bandeiras para portar em uma batalha. As bandeiras serviam como identificação e eram empunhadas pelos soldados em suas costas e em seus cavalos. Generais também tinham suas próprias bandeiras, a maioria diferenciando das bandeiras dos soldados pela sua forma quadrada.
Características Principais:
  • Propagação do Cristianismo
  • Invasão da Coréia
  • Budismo Vs. Cristianismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário