sábado, 21 de maio de 2011

Líderes de Japão, China e Coreia do Sul visitam evacuados de Fukushima


Foto divulgada nesta quinta-feira (19) pela Tokyo Electric Power Co, mostra ondas de tsunami se aproximando de tanques da unidade 5 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, após o grande terremoto de 11 de março (Foto: AP)

   Os líderes de Japão, China e Coreia do Sul visitaram neste sábado os evacuados da cidade de Fukushima, a 62 quilômetros da usina nuclear afetada pelo tsunami de 11 de março, cujas emissões obrigaram 80 mil pessoas a abandonar seus lares.

    A visita do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, de seu colega chinês, Wen Jiabao, e do presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, a um abrigo para deslocados aconteceu antes de os três inaugurarem, na noite deste sábado, em Tóquio, uma cúpula trilateral de dois dias, informa a agência local "Kyodo".
Após o desastre, nenhum líder estrangeiro havia visitado Fukushima, uma das regiões mais afetadas pelo tsunami que deixou quase 24 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, e danificou gravemente o sistema de resfriamento da usina nuclear. Antes de visitar Fukushima, Wen e Lee aterrissaram em Sendai, capital da província de Miyagi, outra das mais devastadas, e se deslocaram a zonas em reconstrução separadamente.

    Os dois oraram em silêncio pelas vítimas e deram apoio a sobreviventes do povoado de Natori, praticamente devastado pela onda gigante que seguiu ao terremoto de 9 graus na escala Richter em 11 de março, e de Tagajo, também em Miyagi. China e Coreia do Sul enviaram equipes de resgate e ajuda ao Japão após a catástrofe.

     Enquanto isso, continuam os trabalhos para solucionar a crise na usina nuclear de Fukushima Daiichi, a cujas cercanias chegou neste sábado um grande navio no qual a Tepco, empresa operadora da central, planeja armazenar cerca de 10 mil litros de água contaminada procedente da planta

Origem: UOL Notícias, EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário