domingo, 22 de maio de 2011

Japão, China e Coreia do Sul comprometem-se a cooperar no nuclear


Por Redação OutrosMundos.com

     Os líderes do Japão, China e Coreia do Sul comprometeram-se, este domingo, a cooperar para que as suas centrais nucleares sejam mais seguras, depois do acidente na central japonesa de Fukushima, na sequência do sismo e tsunami de 11 de Março.

    O acordo com alcançado neste este domingo, em Tóquio. Para evitar um acidente semelhante ao de Fukushima, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, o chinês, Wen Jiabao, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, comprometeram-se a colaborar entre si e com os seus especialistas nucleares, nomeadamente na partilha de informação sobre normas de segurança e resposta em situações de emergência.

     Os três líderes acordaram que "a energia nuclear continua a ser uma opção muito importante para muitos países e defenderam a segurança como um dos requisitos prévios para desenvolver este setor". Ainda assim, os três países admitem a importância de desenvolver as energias renováveis, conseguir uma maior eficiência energética e reduzir a sua dependência das centrais nucelares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário