segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conheça o Sistema Educacional do Japão: Um dos Melhores do Mundo




     O ano letivo japonês começa em abril. As férias de verão têm a duração de algumas semanas, e há também duas semanas de férias no Ano Novo. o ano letivo termina em Março e há duas semanas de intervalo antes de começar o novo ano escolar.
     Normalmente os alunos têm aulas cinco ou seis dias por semana. O ensino pode ser ministrado tanto por métodos convercionais como através  de novas tecnologias como o computador. As aulas são dadas de 8: 30 h até por volta das 15:00h ou 15:30 h, nos dias de semana. Se houver aulas aos sábados elas terminam ao meio-dia. Nesses dia à tarde, muitos alunos frequentam o juku, praticam esportes ou estão envolvidos em outras atividades extra-curriculares.
     As classes na escolas primária podem ter até 40 anos. Em cada turma, grupos de alunos se revezam pra limpar a sala, corredores, os banheiros, pátios de recreio e outras áreas da escola. Os grupos são portanto uma parte integrante do estudo e de outras atividades.
    Também no vestuário, o asseio é componente importante da educação. Algumas escolas exigem que os alunos usem uniformes. O uniforme tradicional dos meninos consistia numa túnica preta abotoada com botões de metal e de colarinho alto e calça também preta, mais atualmente os modelos são em azul ou em outras cores e, no verão, muitas vezes, em vez de calsa, eles usam bermudas.

Texto Retirado do livro "Vistas do Japão" cedido ao grupo pelo professor Minoru.
O Post não termina aqui, durante a semana postaremos a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário