quarta-feira, 13 de abril de 2011

Projeto Integrando as Ciências entusiasma os estudantes do CEM 01 de Brazlândia

O diretor Anderson Santana e os estudantes do 2º Ano E


Fonte: ASCOM

Os estudantes do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia desenvolvem atividades relacionadas ao projeto Integrando as Ciências que faz parte da disciplina Práticas Diversificadas. A iniciativa faz parte do projeto político-pedagógico desde 2008 e tem a participação de todas as 36 turmas de Ensino Médio da instituição educacional.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento do método científico entre os estudantes e trabalhar a interdisciplinaridade. Temos obtido ótimos resultados, pois preparamos os estudantes para as principais instituições de ensino superior. No último semestre, 14 alunos da escola foram aprovados na UnB”, enfatiza o diretor Anderson Santana.

O projeto é realizado ao longo do ano letivo. Todas as turmas são divididas em dois grupos e os alunos recebem a orientação de um professor, além do profissional que ministra a disciplina Integrando as Ciências. Durante as aulas, que acontecem uma vez por semana, os grupos discutem as estratégias para o desenvolvimento dos trabalhos.

Nesta edição, os estudantes do 2º ano “E” pesquisam a cultura nipônica. “Escolhemos o Japão pela atualidade do tema. Mas não nos restringimos à tragédia recente e à questão nuclear, queremos contemplar os diversos japoneses que moram em Brazlândia. Vários agricultores japoneses participam todos os anos da Festa do Morango, notória exposição agrícola de Brazlândia”, ressalta o estudante Marco Aurélio.

O grupo, que já visitou a exposição da artista Mariko Mori, pretende visitar também os três jardins nipônicos de Brasília, as feiras de animes e entrevistar membros das Associações nipo-brasileiras do Centro-Oeste. A estudante Mayumi Nakamura tem auxiliado a turma na desconstrução de clichês sobre a cultura japonesa. Nakamura é neta de japoneses que vieram para o Brasil por causa da 2ª Guerra Mundial.

Uma das turmas do CEM 01 pesquisa a cultura hispânica. A professora de Espanhol da instituição educacional orienta os alunos sobre a importância da língua e sobre a cultura em geral. “Fomos ao Centro Interescolar de Línguas de Brazlândia e conseguimos vários documentários. Pretendemos também visitar em breve o Instituto Cervantes”, explica o estudante Marcos Roberto.

Em novembro, os grupos participarão de uma mostra que conta com a presença da comunidade. O evento é visitado também por estudantes de outras escolas de Brazlândia a fim de despertar o interesse pela pesquisa no âmbito escolar.

Confira alguns dos blogs criados pelos alunos do CEM 01 sobre os projetos desenvolvidos

projetoicjapao.blogspot.com
culturahispana2f.blogspot.com

Serviço

CEM 01 de Brazlândia
Telefone: (61) 3901-3667

Confira a matéria na íntegra no site da Secretaria de Educação do DF:

Um comentário: