segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Reunião de Grupo (08/08): Pesquisa de Campo

Pesquisa de Campo PRONTA !

      Hoje a aula de IC ficou por conta da segunda parte da apresentação dos "Pensadores", aproveitando alguns minutos a professora Lina nos explicou como será a avaliação do projeto para o 3º Bimestre. Esperamos passar pela banca examinadora e conquistar a sala ambiente, afinal o grupo merece pelo trabalho feito até agora. Como não deu para finalizar a reunião na aula de IC, o grupo se reuniu a tarde na biblioteca Clarice Lispector do CEM 01 para fazer o formulário com a pesquisa de campo. Na semana passada o grupo fez as perguntas para hoje montar e elaborar uma fixa que será usada na entrevista geral a população de Brazlândia.

     O grupo da pesquisa de campo composto por: Emanuelle Vilela, Elisandra Martins e Bianca Soares, com o auxilio do coordenador do grupo Marco Aurélio, finalizaram com sucesso essa atividade importante para a consolidação da base teórica do projeto. A próxima etapa agora é entregar a professora Lina, para passar por sua revisão e assim começar a saber a opinião da população da nossa cidade.

     O que é uma pesquisa de campo? A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Pedagogia, Política, Serviço Social, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social (Franco, 1985:35).

Amanhã mais novidades do projeto, aguardem!
明日新しいプロジェクトを、お楽しみに!

Atenciosamente, Equipe do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário