sábado, 27 de agosto de 2011

Brazlândia espera 200 mil pessoas para a Festa do Morango

Festa do Morango de Brazlândia começa nesta
sexta e tem concurso de receitas (Foto: Divulgação)

Emater estima que DF tem 100 hectares destinados ao cultivo da fruta.
Festa tem concurso de receitas, quiosques e várias atrações gratuitas.

Começou nesta sexta-feira (26) a 16ª edição da Festa do Morango de Brazlândia, no Incra 6. De acordo com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), José Guilherme Leal, o foco do evento neste ano são as tecnologias para um manejo sustentável da fruta.

“Em termos de tecnologia, estamos trabalhando com a redução do uso de agrotóxicos. Nós já temos produtores que dominam bem a produção orgânica e podemos ter, daqui a alguns anos, o DF como pólo de produção orgânica, a gente tem estudos que mostram que isso é possível”, afirmou.

Atualmente, menos de 10% dos produtores do DF utilizam técnicas orgânicas para cultivar a fruta. Leal afirma que o clima do cerrado favorece uma produção ecologicamente sustentável. “Nossa safra ocorre numa época de seca, e isso é bom porque você reduz problemas com algumas doenças. Mas, como existe o costume de se utilizar agrotóxicos, a gente faz um trabalho de orientação.”

A Emater estima que o DF tem cerca de 100 hectares destinados ao cultivo de morango, área que deve chegar a 120 hectares ainda neste ano. A produção média é de 30 toneladas da fruta por hectare. A produção de morango gera renda e emprego principalmente entre os meses de maio a outubro. O pico da produção acontece entre agosto e setembro.

Além das oficinas para os produtores rurais, a Festa do Morango tem concurso de receitas com a fruta, quiosques e vasta programação de shows gratuitos. No sábado (27), será eleita a rainha do morango, madrinha da festa. A estimativa da Emater é que 200 mil pessoas visitem a "Morangolândia" nos sete dias do evento.

Programação da Festa

Clique na imagem para ampliar


A festa é realizada no ARCAG, colônia japonesa de Brazlândia.
É importante ressaltar que a população Nikkei da nossa cidade é responsável pela maior parte da produção de morango e hortaliças que abastecem o DF.


Um comentário: