domingo, 7 de agosto de 2011

Grupo do projeto participa do Bon Odori: Tradicional Festa Japonesa


      Alguns integrantes do projeto foram a tradional festa japonesa do NIPPO ARCAG (colônia japonesa de Brazlândia). O Bon Odori tem finalidade de reunir membros da associação para cultivar a tradição japonesa, lá muitos dos membros de comunicam somente no idioma japonês. Os integrantes: Marco Aurélio, Mayara Cristina, Stéphanie Santos e Thaís Amorim foram prestigiar o evento e falar do nosso trabalho em relação ao Japão.

      Tudo aconteceu como o esperado, o grupo prestigiou da deliciosa culinária nipônica e ainda participou da dança das senhoras batians. É bom perceber que a tradição milenar japonesa parmanece inalterada até os dias atuais. Na festa muitos estavam de Kimono e a decoração oriental é o mais chamava atenção. Ao centro da festa um senhor tocava Taiko, tradicional instrumento japonês. A influência japonesa em Brazlândia é muito forte, não somente na agricultura e sim na tradição cultural.



     Bon Odori (em japonês: em japonês O-bon お盆 ou simplesmente Bon盆) é um festival que ocorre anualmente entre júlho e agôsto, no Japão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.

     O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.



     Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem. O Bon também é celebrado em comunidades de imigrantes japoneses e seus descendentes e amigos fora do Japão.

     O som do tambor: Um ritual de homenagem a boas colheitas. O bom odori (que significa "boa dança") nasceu entre os lavradores do Japão e marca o sentimento de gratidão pelas safras abundantes e a memória dos ancestrais que trabalharam no campo. Dando voltas ao redor do "yaguá", onde ficam bumbos e flautas, os brasileiros e japoneses preservam canto de agradecimento à natureza, a Deus, à boa colheita de morango, beleza das flores e amizade.

Confira mais fotos do Bon Odori:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário