sábado, 17 de setembro de 2011

Resort japonês planeja recrutar gueixas pela tradição e turismo


Um pequeno resort no leste do Japão planeja recrutar três mulheres para se tornarem gueixas, em uma tentativa de preservar a tradição e impulsionar o turismo, afirmou uma autoridade local nesta sexta-feira (16).

DA FRANCE PRESSE, EM TÓQUIO
Folha Online
    A cidade de Shimoda, 130 km a sudoeste de Tóquio, investiu 5,23 milhões de ienes (US$ 68 mil) em um projeto de formação de gueixas com duração de seis meses, utilizando subsídios nacionais disponíveis para programas de emprego, afirmou um porta-voz da cidade.

    As mulheres receberão um pagamento diário de cerca de 6.200 ienes (US$ 80) e deverão trabalhar cinco dias por semana durante seis meses até março, explicou.  "Uma vez que elas tenham concluído o programa, apresentarão sua arte" em um festival local celebrando a vida de uma gueixa do século 19, disse.

   Apesar de sua imagem no Ocidente ser frequentemente ligada à de prostituta, as gueixas são, de fato, mulheres muito habilidosas que dançam, tocam instrumentos musicais e entretêm seus clientes com jogos e conversas.  A demanda por gueixas tem caído muito nos últimos anos no Japão, mas sua presença em vários eventos turísticos agrada os visitantes, afirmou o porta-voz.

   Há três décadas, Shimoda possuía 200 gueixas ativas, enquanto atualmente há apenas cinco trabalhando em meio período, esclareceu o porta-voz.  E elas são as únicas pessoas que aprenderam as danças e músicas locais - bens culturais que a cidade quer preservar.

   "Esperamos que (as novas gueixas) se unam aos nossos esforços para revitalizar o turismo na cidade" e sejam empregadas no setor turístico, disse.  "Nossa esperança é de que elas se juntem às nossas cinco gueixas e carreguem nossa arte tradicional", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário