sábado, 3 de setembro de 2011

Saiba como ficou a parte prática do projeto "Japão: O Fim Ou Um Novo Começo?" realizado pelo 2ºE do CEM 01 de Brazlândia


O 3º bimestre está chegando ao fim, assim como também o projeto. No calendário do projeto educacional, Integrando as Ciências, tudo se encerra nesse bimestre, pois no 4º e último bimestre fica por conta somente da apresentação na Mostra Cultural de IC.

No terceiro bimestre é onde o projeto deve sair da teoria e ir para a prática, nosso projeto vem fazendo isso dês do começo do ano com a atividade “Promovendo o Japão”. Dentro dessa atividade fizemos várias tarefas práticas para chegar no 3º Bimestre com tudo quase terminado. Buscamos em nossa prática promover e aprender sobre esse país maravilhoso e tão influente em Brazlândia como o Japão.

Confira como fica a parte prática do projeto:

Visita a exposição da artista Mariko Mori
Prática I – Visitas

Essa tarefa o grupo buscou ampliar seus horizontes saindo dos limites da escola para o aprendizado sobre o Japão, foram muitas visitas do durante o ano. São elas:

Exposição da artista Mariko Mori, Visita ao Templo Budista Japonês de Brasília, Visita a tradicional festa da colônia japonesa de Brazlândia (ARCAG) – Bon Odori e em breve a UnB, para uma conversa com o professor Yuki Mukai sobre o curso de Letras Japonês de uma das maiores universidades do Brasil.

Em Breve Fotos: Da UnB e da Festa do Morango

Mais fotos:

Visita ao Templo Budista de Brasília

Visita a colônica Japonesa de Brazlândia (ARCAG)
na tradicional festa japoensa Bon Odori

Prática II – Apresentação Sobre Energia Nuclear

Apresentação sobre energia nuclear

A apresentação foi seguida de elementos determinantes para a sua realização: Slide, fotos, apostila e resolução de questões de vestibulares como da UnB a respeito do assunto. No slide tratamos visualmente a questão da radioativade e do ocorrido em Fukushima Daiichi no Japão com imagens dinâmicas para o entendimento do conteúdo.

Uma das turmas participantes

É importante ressaltar que a apresentação não foi somente para fins do projeto. Na matriz curricular do 1º ano do ensino médio é presente a devida aprendizagem das fontes de energia, como o tema tem muito a ver com o projeto, o grupo juntamente com a nossa orientadora Schneyder Hermsdorf planejamos a aula. Tudo formalmente respeitando e prezando pela qualidade do ensino das turmas participantes (1ºE & 1ºF). Apresentação termina cumprindo os objetivos que eram: transmitir a respeito da energia nuclear no Japão e no mundo e prepara-los para enfrentar provas de seletividade em relação ao conteúdo, contribuindo assim, para o projeto e para a educação dos alunos.

Slogan da prática


Prática III – Leitura e Informação

Nessa atividade buscamos informar os alunos da escola, por meio da leitura, o assunto “Japão”. Essa atividade foi dividida em duas partes, são elas:

Stéphanie Santos, líder da prática, entregando o livro doado a professor Lina

- O livro doado foi "Xógum - A Gloriosa Saga do Japão", que transmite por meio de um envolvente romance, importantes fatos da história nipônica. A "prática da leitura" foi liderada pela integrante do grupo Stéphanie Santos, que além da organização ajudou o grupo na confecção de cartazes fixados na sala de biologia da professora Lina para divulgação da ação e para despertar o interesse da leitura no livro cedido. Esta ação foi feita com o objetivo de incentivar a Cultura Japonesa por meio da leitura. O livro está na biblioteca particular de professora Lina, muito requisitada pelos alunos da escola em buscas de livros interessantes.


Meninas do grupo que fizeram o Mural Vivo
- O tradicional "Mural Vivo" localizado ao lado da secretaria do CEM 01 tem o objetivo de informar e entreter os alunos da escola. Com os mesmos princípios as integrantes: Hévila Rodrigues, Stéphanie Santos e Milena Araújo, responsáveis por essa tarefa, adaptaram os temas lá presentes aos relacionados ao nosso projeto. Objetivo: informar de maneira diferenciada a teoria do nosso tema.

Leia Mais: Mural Vivo
Prática IV – Apresentação Cenebraz

Grupo no Cenebraz
Essa prática aconteceu dia 31/08, nesta semana, o objetivo era divulgar aos alunos do cenebraz de maneira diferenciada a cultura japonesa e sua forte presença em Brazlândia. Tudo aconteceu conforme foi pretendida, essa sem dúvida foi a maior prática do nosso projeto. É legal perceber como os brasileiros aceitam uma cultura diferente, assim como a do Japão. Absolutamente todos os membros do projeto participaram de alguma forma. Foi muito bom!

Durante a apresentação

Prática V – Apostila , Questões de Vestibular


Apostila sendo desenvolvida
Essa prática ainda não foi realizada, ainda esse bimestre vamos concluí-la. No último vestibular na UnB caiu uma quantidade de questões consideráveis sobre o Japão, devido à atualidade do tema. Estamos elaborando uma apostila com essas questões, com a finalidade de preparar caso caia novamente no vestibular do fim do ano. Essas questões foram comentadas pelos professores da escola para ser entregue aos terceiros do matutino do CEM 01. Outra prática realizada na escola !


Prática VI – Estudo da Imigração Japonesa em Brazlândia

Grupo sendo entrevistado pela jornalista Aldenora Moraes da Secretária de Educação do DF

Essa prática é acadêmica, tem o objetivo de absorver informação sobre a Imigração Japonesa em Brazlândia. Durante o ano fizemos inúmeras entrevistas postadas aqui no blog para buscar informações precisas a cerca do tema. O INCRA foi um local destinado a famílias japonesas para produção agrícola, e assim produzir alimentos aos pioneiros que estão construindo a capital. As entrevistas foram realizadas com descendentes Japoneses da nova e da antiga geração para assim ampliar a informação. Nos arquivos do blog, você confere algumas, lembrando que elas ainda vão ser postadas até o dia da Mostra Cultural aqui no blog.

Mais Fotos:


Entrevistando os alunos do 1ºF

Milena e Hévila entrevistando o estudante do 3ºF, Willian Yukihiro Sambuichi .

Mayumi Nakamura e Stéphanie Santos
Taynan e Tulyo entrevistando a produtora de morango de Brazlândia, Hissako


AGORA É PENSAR NA DEFESA DO PROJETO E NA PESQUISA DE CAMPO, LOGO MAIS NA NOSSA SALA AMBIENTE !

Formulários utlizados na pesquisa de campo 2011

- Você pode ler mais nos link colocados na matéria.


Atenciosamente, equipe do blog.

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