sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atividade III do "Promovendo o Japão": Grupo realiza a "prática da leitura" para incentivar a Cultura Japonesa no campo literário

Stéphanie Santos (líder da prática), o grupo do projeto e a professora Lina recebendo o livro
         Hoje (29/07) o grupo do projeto "Japão: O Fim Ou Um Novo Começo?" realizou de forma conjunta uma doação a biblioteca particular da professora Lina, criada com a finalidade de incentivar a leitura de seus alunos. Essa ação faz parte da prática "Promovendo o Japão" (confira mais aqui), que durante todo o ano estamos exercendo algumas ações para levar a comunidade escolar a informação sobre o Japão e sua cultura, ainda há muito a ser feito. Relembrando o que já foi feito: Prática I - Visita a exposição da artista Mariko Mori (confira mais aqui), Prática II - Apresentação Sobre Energia Nuclear, aos alunos do primeiro ano (confira mais aqui: apresentação 1 & apresentação 2)

      O livro doado foi "Xógum - A Gloriosa Saga do Japão", que transmite por meio de um envolvente romance, importantes fatos da história nipônica. A "prática da leitura" foi liderada pela integrante do grupo Stéphanie Santos, que além da organização ajudou o grupo na confecção de cartazes fixados na sala de biologia da professora Lina para divulgação da ação e para despertar o interesse da leitura no livro cedido. Esta ação foi feita com o objetivo de incentivar a Cultura Japonesa por meio da leitura.


      Essa semana foi de grande importância para o projeto, realizamos duas reuniões com a nossa orientadora Schneyder Hermsdorf para planejar o terceiro bimestre e o que vamos continuar fazendo, muitas coisas interessantes estão por vim. Durante o próximo mês, será postado aqui no blog entrevistas feitas que fazem parte da ação "Entrevistando a comunidade Nikkei de Brazlândia" iniciada do 2º bimestre e finalizada agora no terceiro. Quanto a referencial teórico o grupo está bem realizado, tiramos 5.9 em um trabalho valendo 6 pontos. Ótima marca conquistada pelo esforço dos membros do projeto.

Obrigado ao grupo, a professora Lina e a líder dessa prática, Stéphanie Santos, pela ação bem-sucedida.


Confira a Sinopse do livro abaixo:

      "Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Xógum é uma fascinante saga sobre o universo mítico dos samurais e das gueixas, numa trama ágil que une política, religião, guerra e romance. Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do piloto inglês John Blackthorne. Depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, ele aporta na costa do Japão dividido diante da disputa pela posição de xógum, a mais importante autoridade militar do país.Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, tomando parte em um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época: daimios, samurais, jesuítas e comerciantes.Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko.

     Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos. Tentando manter-se vivo apesar da hostilidade dos nativos, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com a invasão dos jesuítas e a abertura ao mundo ocidental. James Clavell conduz o leitor com notável habilidade narrativa ao longo desse emocionante épico que expõe as terríveis implicações por trás das palavras amor, poder, virtude e honra milenar na cultura japonesa." - Editora Sextantante.

Anteciosamente,
Equipe do Blog.

Confira mais imagens da Atividade Parte III do "Promovendo o Japão": "Prática da Leitura"


Profesora Lina com o livro doado
Cartazes de divulgação sendo colocados na sala de biologia

Texto colocado na parte interna do livro para selar a ação




Até a próxima prática !
次の練習まで、!

Nenhum comentário:

Postar um comentário