domingo, 31 de julho de 2011

Terremoto de 6,4 graus atinge norte do Japão

Imagens do maior terremoto da história do Japão em maio deste ano.
Epicentro se situa no mar, em frenta à província de Fukushima.Tremor aconteceu de madrugada, pela hora local; não há relato de danos.

Do G1, com informações de agências

    Um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu neste sábado (30) o norte do Japão sem que tenham sido informados danos, nem tenha sido emitido um alerta de tsunami, declarou a Agência Meteorológica japonesa.

    O tremor ocorreu às 3h54 do horário local (15h54 de Brasília) com epicentro no mar em frente à costa da província de Fukushima e a uma profundidade de 40 quilômetros, detalhou o organismo meteorológico. Em algumas localidades de Fukushima, o terremoto foi sentido com uma magnitude de 5 graus na escala japonesa fechada de 7, que foca-se mais nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor.

    O terremoto foi sentido em 20 das 47 províncias do Japão, incluindo Tóquio, onde chegou a alcançar uma magnitude de 3 graus na escala japonesa, segundo a Agência Meteorológica. Há uma semana, outro terremoto de 6,5 graus atingiu a mesma região, sem causar danos, nem alerta de tsunami.

    Não houve anomalias na usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse a operadora Tokyo Electric Power Co. Um tremor de magnitude 9,0 seguido de tsunami em 11 de março desativou os sistemas de refrigeração da usina, desencadeando uma crise de vazamento de radiação ainda em vias de ser solucionada.

    A polícia de Fukushima e a da vizinha Miyagi disseram não ter recebido relatos de danos ou ferimentos. Os terremotos são comuns no Japão, uma das áreas de sismos mais ativa do mundo. O país é vitimado por cerca de 20 por cento dos tremores mundiais de magnitude 6,0 ou superior.

    O tremor de 11 de março, o mais forte já registrado no Japão, e um tsunami de grandes proporções desencadearam a pior crise nuclear desde Chernobyl há 25 anos. O desastre deixou mais de 23 mil mortos ou desaparecidos.

As chuvas também vem causando grandes atragos no país:

Nenhum comentário:

Postar um comentário