terça-feira, 5 de julho de 2011

J-rock: O Rock Japonês


The GazettE

Texto: Matheus Amorim

    Houve um tempo em que quando se falava sobre musicas japonesas, as pessoas tinham em mente somente aquelas músicas bem calmas e tradicionais e ficava até difícil de se imaginar que num país de cultura tão diferente houvesse rock ou algum tipo de música que é mais comum no ocidente, mas tão rápido quanto a velocidade do trem bala japonês isso vem mudando (trocadilho fail), deixa que eu explico: Jrock é basicamente rock japonês, e dentro do jrock existem varias vertentes, como hardcore, punk, gótico, metal e etc.

    Mais ou menos depois da segunda guerra mundial, surgiu o rock no Japão como parte da influência da cultura ocidental dentro da cultura japonesa, a banda considerada a percusora do rock japonês foi a banda X-Japan, a banda nasceu em 1988 e foi a primeira banda independente a aparecer no ranking da Oricon (parada oficial de albúns, singles e vídeos musicais mais vendidos no Japão), com o lema "Psychedelic Violence Crime of Visual Shock" (literalmente "Violência Psicodélica - Crime do Choque Visual") o X já dava a entender o tipo de som que fazia: pesado, agressivo, chocante, violento. Em 1989 eles assinaram um contrato com a Sony Records do Japão. A banda terminou em 1997, o guitarrista Hide morreu pouco depois do fim da banda em 1998. A banda retornou em 2008 e está prestes a se apresentar aqui no Brasil em Setembro desse ano.

    Depois do X-Japan várias outras bandas de rock surgiram no Japão, e o mundo começou a prestar mais atenção no cenários musical japonês.



O texto não acaba aqui, quer continuar lendo? Clique em "Mais Informações" ou na imagem acima. (:




   Uma das principais caracteristicas das bandas de rock japonês é o visual, as vezes confundidos com emos, mas na verdade esse estilo extravagante e chamativo é conhecido como Visual Kei, entre várias outras vertentes do estilo como o Oshare kei que costuma ser mais alegre e colorido (num próximo post eu mostro e explico sobre esses estilos), e as banda japonesas são também muito conhecida pela androginia de seus membros, garotos que parecem, se vestem e se maqueiam como garotas. Muitas pessoas confundem isso e acham que eles são homossexuais, o que não é verdade porque isso é usado como uma forma de divulgação da banda e tem um contexto histórico (que eu também explicarei no próximo post sobre visual kei), além de androginia ser algo bastante valorizado pela comunidade japonesa.

   O Jrock no ocidente e no Brasil: O Jrock começou se expandir no ocidente e se popularizou entre os jovens com trilhas sonoras de animes (desenhos japoneses), e também com o auxilio da internet que hoje em dia se permite a música chegar a todos os lugares do mundo. No Brasil não é difícil de se encontrar jovens que curtam esse tipo de música, eles estão sempre em eventos de anime, e em São Paulo costumam se encontrar principalmente no bairro da Liberdade (bairro japonês) onde se juntam para conversar e ouvir musica. Muitas bandas japonesas já se apresentaram no Brasil, entre elas Dir En Grey, Miyavi, Guitar Wolf, Charlotte, Antic Cafe, Kagrra, GPKISM, Vivisick Robin, e mais recentemente Versailles.

   As bandas de Jrock mais conhecidas e mais influentes atualmente são a The GazettE, a oshare kei An Cafe (que atualmente entrou em hiatus e pausou sua atividade por algum tempo) e o roqueiro Miyavi, destas quais apenas The GazettE ainda não se apresentou aqui no Brasil.

   Bem, confira alguns PVs (clipes de Jrock) :

Ryuusei Rocket - An Cafe 


Cassis - The GazzetE



Illuminati - Malice Mizer



Gostou? Então continue vendo os clips abaixo.





A música japonesa vai muito além do tradicional e pode impressionar (e muito) quem não está acostumado com o diferente e os que não conhecem muito do que se passa no cenário musical da terra do sol nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário