segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escrita japonesa – tategaki e yokogaki


Estilo Yokogaki

      Enquanto os ocidentais estão ​​acostumados a escrever e a ler apenas da esquerda para a direita, o sistema de escrita japonesa é muito mais versátil pois permite uma combinação de estilos de escrita tanto oriental, como ocidental.

      O sistema de escrita japonesa foi introduzido no século 4, quando a língua escrita chinesa foi introduzida no Japão. Tradicionalmente, os japoneses usam um estilo chamado tategaki (escrita vertical), com caracteres escritos de cima para baixo e da direita para a esquerda.

     O estilo tategaki muitas vezes confunde pessoas estrangeiras que acabam de chegar ao Japão: Um romance em estilo tategaki vai começar à partir do que suponhamos ser a última página do livro e terminar no primeiro, onde se supõe ser a capa. No entanto os japoneses atualmente também usam o outro formato chamado Yokogaki (escrita horizontal), lendo-se da esquerda para direita – na forma ocidental. Este estilo é frequentemente usado em propagandas nas ruas, anúncios em veículos, software e mensagens de telefone celular.

      Hoje em dia dois estilos são muito bem aceitos no Japão. O jornal Yomiuri, por exemplo, que é um dos jornais com maior circulção do Japão, escreve no estilo yokogaki ( esquerda para a direita). O concorrente jornal Asahi, no entanto, continua a imprimir no estilo tategaki tradicional.

Combinação Tategaki X Yokogaki 
A combinação de ambos, tategaki e yokogaki é algo muito comum também. Essa combinação pode ser vista em diversos locais, como em mangás ou outdoors.
Isso cria uma grande versatilidade para a escrita e leitura japonesa.

Dê uma olhada na propaganda abaixo para ver o exemplo:



 Outro exemplo comum de combinação yokogaki e tategaki (mangás):


No primeiro quadrinho observamos que a escrita está na horizontal e a forma de ler é da esquerda para a direita, ou seja no estilo yokogaki.

No segundo e terceiro quadrinho a escrita está na vertical, lendo-se da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou seja, no estilo tategaki.

Clique nas Imagens Para Ampliar.

- Informações e Texto: Site Japão em Foco. -

Nenhum comentário:

Postar um comentário