Bandeira do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil |
Tikara, mascote do centenário e do nosso projeto. |
Há mais de cem anos os imigrantes japoneses começaram a chegar ao Brasil. Os primeiros desembarcaram do navio Kasato Maru no porto de Santos, em 18 de junho de 1908, selando um pacto de cooperação e amizade entre os países, assinado no fim do século XIX. A data de chegada dos primeiros japoneses marca o Dia da Imigração Japonesa, instituído no município de São Paulo em 1980 e que se tornou nacional através de uma lei promulgada em 2005.
A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis (japoneses de primeira geração, nascidos no Japão) 12,51%, nisseis (filhos) 30,85%, sanseis (netos) 41,33% - dentre os quais 42% são mestiços -, yoseis (bisnetos) constituem 12,95%.
Atualmente, existem no Brasil 1,5 milhões de japoneses e descendentes, sendo a maior população nipônica fora do Japão, 80% no Estado de São Paulo, e a maioria na capital. Outros focos importantes de presença japonesa no Brasil são o Paraná, o Pará e o Amazonas (Ilha do Careiro) e Brasília.
Nosso projeto tem como uns dos objetivos divulgar e preservar essa cultura tão presente na nossa cidade, os nipônicos trouxeram ao Brasil diversidades que até hoje estão presentes. O nosso grupo em nome de todos os componentes, parabeniza e agradece a comunidade japonesa por nos proporcionar elementos que hoje, são indispensáveis na nossa sociedade.
Parabéns a Comunidade Japonesa do Brasil - ブラジルの日本人社会におめでとう
- Confúcio - Filósofo Oriental
A cultura está acima da diferença da condição social.
文化は社会的地位の違いを超えています。
- Confúcio - Filósofo Oriental
Nenhum comentário:
Postar um comentário