quarta-feira, 8 de junho de 2011

Culinária Japonesa: Uma gastronomia apreciada em todo o mundo

Sushi, um dos pratos mais famosos no mundo

    A culinária japonesa é basicamente composta por arroz branco, a refeição só é completa quando acompanhada por outros complementos peixes, carnes, legumes e conservas- estes são conhecidos como: okazu. É sempre utilizado uma espécie de talher diferente chamado: hashi.

     As refeições sempre recebem nomes diferentes dependendo do tipo de acompanhamento que o arroz recebe – o café da manhã normalmente é constituído de misso shiru que é uma sopa de pasta de soja, arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum é o ichijū-sansai constituído por uma sopa, arroz e três acompanhamentos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde.

     Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.


Hashi

     O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa. Existem dois tipos tradicionais de macarrão, o soba e udon. Considerá-se que não se pode fazer uma comida autêntica japonesa sem o tradicional molho shōyu (composto basicamente por soja), miso e o dashi.

     Alguns lugares ainda são consomem insetos apesar de serem bem rarefeitos. Consomem: gafanhotos, lavas de abelha. Em alguns outros lugares se consomem lagartos.

Pratos para ocasiões especiais

Para a culinária japonesa alguns pratos estão ligados fortemente a ocasiões especiais:
Mosh: utilizado no festival de Mochitsuki Okotania - que acontece na passagem de ano. Osechi utilizado no Ano Novo. Hamo e Somen utilizado no festival de Gion. Sekihan utilizado em celebrações gerais e a Soba utilizada na véspera do ano novo.

Texto: Milena Araújo, componente do grupo.
Matéria presente no Referencial Teórico do projeto

2 comentários: