segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reatores de Fukushima são 'bomba-relógio' e radiação é comparável à de Chernobyl , diz físico americano



Pouco mais de três meses após os eventos que deram início à crise nuclear do Japão, a situação nos reatores da usina de Fukushima-Daiichi é comparável à de uma bomba-relógio. A radiação no local está no nível à do acidente de Chernobyl e um outro sismo de forte magnitude na região pode dar início a um novo vazamento nuclear e fazer com que todos os esforços realizados até agora voltem à estaca zero.

A análise, muito pouco otimista, foi feita nesta quarta-feira pelo famoso físico norte-americano Michio Kaku, professor de Física Teórica da City University de Nova York durante uma entrevista à rede de televisão CNN.

Kaku participou de uma entrevista ao programa “Na Arena”, onde contou que as mais recentes descobertas a respeito da situação em Fukushima são alarmantes, e que o governo japonês e a Tepco, empresa responsável pelo gerenciamento da usina, não têm controle sobre ela. “Nas últimas duas semanas, tudo o que nós sabíamos sobre o acidente virou de cabeça para baixo”.

"Nós (físicos) reconstruímos o acidente em nossos computadores através das informações que eles nos forneciam. Desde o início, nós (físicos) sabíamos que (a crise) era muito mais severa do que eles estavam dizendo porque a radiação vinha de todos os lados. Em outras palavras: mentiram para nós. Eles sabiam quanta radiação estava saindo do local. Sabiam do perigo".

Ainda segundo Kaku, os trabalhadores de Fukushima são submetidos, em questão de dez minutos, a níveis de radiação previstos para um ano toda vez que entram no local do acidente. O físico estima que serão necessários de 50 a 100 anos para a limpeza do local. "A situação está estável, mas é como tentar equilibrá-la com a ponta dos dedos".

"Agora sabemos que 100% do núcleo radiativo em três reatores derreteu". Além de comparar os níveis de radiação atuais em Fukushima aos de Chernobyl, o físico afirmou que o acidente na usina, ocorrido após um terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do Japão no último 11 de março, pode ser considerado, o "pai de todos os grandes acidentes industriais" da história.

Kaku é um importante físico e teórico norte-americano de origem japonesa. Autor de diversos best-sellers sobre os aspectos considerados mais polêmicos e curiosos da Física (já escreveu até sobre a possibilidade física da existência de Deus), é conhecido como um provocador que trabalha pela popularização da ciência. Pacifista, é uma das vozes mais ativas no EUA contra a utilização de armamentos e energia nuclear. Deixou uma promissora carreira na indústria balística para dedicar-se à pesquisa e à vida acadêmica.

Com informação do site Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário