sábado, 18 de junho de 2011

Japoneses comemoram em MS 103 anos da imigração para o Brasil neste sábado

Praça da República, ou Do Rádio Clube,
tem monumento à colônia nipônica em Campo Grande
Por Priscilla Peres, Mídiamax News



      Neste sábado (18) a imigração japonesa no Brasil completa 103 anos e em Campo Grande a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira realiza nos dias 18 e 19 várias apresentações culturais e concurso de beleza nikkey.

      Para o presidente da associação, Bernardo Tibana, a data é sempre comemorada pela comunidade japonesa no Brasil, pois marca o período de imigração. Diferente do que acontece hoje, antigamente os japoneses saíram do Japão para buscar emprego no Brasil e a maioria não conseguiu voltar para o país de origem até hoje.

      A partir das 17h de hoje (18), acontece um culto religioso no monumento de irreverência aos antepassados, localizado no clube de campo da associação, na saída para Três Lagoas, onde também acontecerão outras atividades.

       O concurso de beleza nikkey terá a participação de oito candidatas. A vencedora irá representar o Estado no concurso nacional e a miss nikkey Brasil ganhará duas passagens, de Isa e volta, para o Japão. O concurso será apresentado pelo ator Kendi Yamai.

       Das 18h às 21h de sábado, haverá shows de artistas com ascendência japonesa. Na programação está previsto o desfile de moda infantil e juvenil estilizado, as danças orientais, a apresentação de karaokê e de taikô (tambor japonês).

       No domingo à noite, a comunidade vai encerrar a semana da cultura japonesa com integração dos descendentes e exibições especiais de grupos como o da Igreja Holiness. A entrada gratuita e expectativa de pelo menos três mil visitantes por noite.

      Ainda na terça-feira (21), a Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene em homenagem as personalidades japonesas que atuam em Mato Grosso do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário