sexta-feira, 17 de junho de 2011

Kakigōri (かき氷) – Sobremesa japonesa se chama "Raspadinha"

    Kakigōri (かき氷) é uma sobremesa japonesa feita de gelo raspado com calda aromatizada. Durante os meses quentes do verão, que geralmente começa no fim de maio a meados de setembro, Kakigori é muito procurado no Japão.

    Além das ruas, kakigōri também é vendido em festas, lojas de conveniência, cafés e restaurantes. Algumas lojas de café servem o kakigori com sorvete e pasta de feijão doce (azuki). As lojas de conveniência podem também vendê-lo já com sabor e embalagem semelhante ao do sorvete.
Sabores mais procurados

    Morango, cereja, limão, chá verde, uva, melão, “azul-Hawaii”, doce de ameixa e calda incolor. Algumas lojas oferecem variedades coloridas, utilizando dois ou mais xaropes de sabores diferentes. Para adoçar Kakigōri, o leite condensado é muitas vezes derramado por cima.


Kakigori de melancia


    A maneira tradicional de fazer kakigōri envolve o uso de uma máquina própria, com manivela e lâminas afiadas. Ao girarmos manualmente a manivela, a lâmina tritura o bloco de gelo, tranformando-o em raspas de gelo, ou raspadinha, como chamamos no Brasil.

Receita de Kakigori – Raspadinha japonesa

Se você quiser experimentar e fazer em casa, mas não possui a máquina específica para raspar gelo, não tem problema, pode-se usar liquidificador.

Veja como fazer:

- Bata no liquidificador alguns gelos, até eles ficarem bem destruidinhos, e separe-os num copo.
- Depois, acrescente um suco de sua preferência e pronto!
- Se quiser experimentar com leite condensado, é só jogar um pouquinho por cima do copo. Ou, se quiser ele bem misturado, bater com ele no liquidificador novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário