segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reunião de Grupo (20/06): Última do 2º Bimestre


Foto Tirada na Reunião de Grupo Hoje: Integrantes Emanuelle (Manu) e Hévila

      Hoje fizemos uma reunião mais calma, pois todos temos muitas coisas a serem feitas, afinal o "provão" está chegando e também precisamos nos dedicar as outras matérias. O projeto esse bimestre foi bem encaminhado, fizemos: práticas, pesquisas, visitas e estudos com o grupo acerca do tema. Estamos preparando a nossa pesquisa de campo, cada um do grupo está coletando perguntas que serão utlizadas para saber a opinião de Brazlândia sobre o Japão, a comunidade nipônica aqui presente, o ocorrido em 2011 na terra do sol nascente. Queremos saber absolutamente TUDO!

     Estamos preparando também a programação de férias do projeto. A escola fica duas semanas paradas, mas o projeto não. Ele continua por meio da internet aqui no blog e no nosso meadd (visita lá?) em breve todos saberão como isso vai acontecer.

    Atualizamos a professora Lina sobre o projeto, informamos a ela sobre a nossa segunda prática, Apresentação Sobre Energia Nuclear, caso queira saber como aconteceu e ver as fotos clique em: Apresentação 1 & Apresentação 2 . Ela gostou muito de ver que estamos empenhados com afinco no projeto.


Bandeira Oficial da Imigração Japonesa no Brasil

Tikara: Mascote do Projeto
e da Imigração Japonesa
    Fizemos um debate no grupo sobre a Imigração Japonesa no Brasil, movimento de grande importância na história brasileira. Neste último sábado (18) o nosso país completou 103 anos da presença japonesa. Como desmotração do que comentamos, confira algumas informações importantes:
  • A maioria dos japoneses que vieram para o Brasil foi em busca de segurança, devido a 2ª Guerra Mundial que estava acontecendo por lá, e em busca de melhores condições de trabalho.
  • O governo brasileiro na época incentivou essa vinda pois o Brasil precisava de mão-de-obra qualificada e os japoneses favorecem isso.
  • Palavras Importantes do vocábulo japonês: Isseis - Japoneses de primeira geração / Nisseis - filhos de japoneses / Sanseis - netos de japoneses / Yonseis - bisnetos de japoneses / Termo Geral: Nikkei - Descendente de japonês.
  • Estados Brasileiros Com Maior Concentração de Nikkeis: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará e Brasília.
  • O mascote do nosso projeto também é o mascote oficial da presença japonesa no Brasil.
Texto: Marco Aurélio - Coordenador do Projeto

2 comentários: